Jabulani teimosa

Tô com vontade de fazer outra coisa, mas vou escrever sobre a Copa. No momento em que comecei essa crônica e escrevi tal frase, o jogo contra Portugal tinha acabado de acabar. Quando retorno ao texto, o país já ganhou do Chile. Fiz muitas fotos ruins da TV no jogo contra Cristiano Ronaldo. Passei o primeiro tempo tentando manter a atenção. Passei o segundo tempo… ah, desisti. Fiquei pensando mesmo, porque eu tinha mais o que fazer. Mas adorei o resultado: não me fez sofrer!

Não chuta assim, ô, idiota. Tá me fazendo mal esse negócio. Vê se isso é lançamento que se dê? Quem joga para empate, acaba perdendo. Olha esse passinho, Marcia, é tudo passinho de madame! Tá faltando craque. Só dá pereba. Chama o Robinho. Olha lá, olha só o passinho! Mata no peito, meu filho, mata no peito e chuta. Ih, o juiz é brabo… O jogo é de paciência.

Lúcio enxuga o suor do rosto, diz o Galvão. Importante. E a jabulani? Ela vai variando, mudando a trajetória conforme a batida, define Junior. Lúcio está jogando como se fosse meio de campo. Isso até eu vi. O Dunga não vai mexer nesse time não? Tem que ter habilidade, driblar o adversário, partir pra cima. Deu certo, mas preocupa, finaliza o Falcão. É muito bom ter o melhor goleiro do mundo. Essa parece ser uma das poucas opiniões de consenso.

Almoço em paz ao fim do jogo, já mastiguei meus pensamentos antes. Mais uma vez, o que mais me chama a atenção é a atuação do juiz: enérgica. Volto ao texto e preciso explicar que as frases acima remetem ao jogo contra Portugal há uma semana. Vou mal na minha tentativa de escrever sobre o tema da hora.

Depois disso tudo, veio o jogo do Chile. Optei por me comportar como um torcedor mediano, ainda mais que era jogo decisivo. Tem muitas coisas que eu quero fazer, não estava disposta a me sentir mal ao fim do jogo, caso acontecesse o pior. Não sei se foi uma boa decisão. Mas, no futebol não existe justiça, como disse algum jogador em entrevista.

Já que não sofri no jogo, sofre comigo o paciente leitor com esta crônica sofrível. Hoje vejo que foi um erro esse meu distanciamento, porque ouvi muitas frases interessantes. Se alinhavasse todas, talvez saísse do sofá com a crônica pronta. Dá trabalho escrever sobre a Copa. Além de prestar atenção na bola – o que, já disse aqui, é penoso para mim – preciso ficar de tocaia: papel e caneta na mão. Rola o lance, um comentário na TV, uma réplica na sala, um passe para mim, preciso tocar na bola. Voo na caneta, anoto o que posso e a minha jabulani teimosa – nome bom para este texto, não? – começa a dizer a que veio.

Entre o início e o fim desta crônica, li textos de cronistas maravilhosos, muito espirituosos, como pede o clima esportivo. Roberto Pompeu de Toledo, na última página de Veja, a profundidade em pessoa, deu um passe magistralmente delicado, ao ensinar o futebolês aos desavisados. Artur Xexeo faz a gente rir comentando os comentaristas e, especialmente, o excesso de estatísticas. Mas a Miriam Leitão… a Miriam Leitão fez apenas uma observação durante o pachorrento jogo contra Portugal. Deixou no Twitter um comentário eficiente: Brasil, deitado eternamente…

Fico por aqui. Até a próxima!

Sobre Marcia Savino

Oi, seja bem vindo/a e passeie por esta literatura de rápida leitura! Indique para os amigos e... volte sempre!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Jabulani teimosa

  1. roberto boetger disse:

    Marcia, suas cronicas estão cada vez mais consistentes e saborosas. Gosto quando você fala das coisas mundanas, corriqueiras, e coloca um tempero especial naquela rotina insosa que a gente vive. Escreve mais sobre a Copa!!!

    Curtir

  2. Amelia Maria Velho Pereira dos Sanyos disse:

    Marcia:

    Você escreve de uma forma gostosa que nos prende até o final da crônica, falando muitas vezes o que já pensamos e não tínhamos percebido.Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

