O dom

Fernanda, as begônias são muito fáceis de cuidar. Como toda planta, ou quase todas – não sou muito culta neste quesito – gosta de água, ar, luz e calor. A moça do supermercado onde as comprei, me explicou direitinho: elas gostam de pouquinha água. Basta um dedinho raso de água para que fiquem felizes. Por semana.

Poderia ter informado isso antes a você, mas preferi experimentar primeiro o que me disse a moça simpática. E ter certeza. De fato, as begônias viçosas que comprei há quinze dias permanecem enfeitando a casa, tendo sobrevivido a duas pequenas reuniões festivas, como você bem sabe. Tive sorte com a moça do supermercado, porque na hora mágica em que as comprei, não havia nenhum cliente perto. Durante os cinco minutos e quinze reais que gastei ali, desfrutei de sua atenção integral, e um pouco do seu amor e praticidade, certamente conseguiu passar para mim.

Comprei três vasinhos bonitos de flores de cores diferentes envoltas em papel celofane e cachepôs de cartolinas coloridas de poás brancas. Aonde comprei, elas já vêm enfeitadas para presente. As begônias são muito fáceis de cuidar. Precisam de pouquinha água. A moça enfiou o dedo entre o papel barulhento e as folhas da planta apalpando a terra para me provar. Acompanhei o gesto, aflita por não poder ver ou sentir o toque do seu dedo.

Quando as flores – que parecem pequenos gomos abertos – quando elas começam a morrer, dão dicas óbvias a quem cuida, pois as pétalas belas secam pelas bordas, adquirindo dourado colorido. A simpática moça me disse assim que basta colher a flor com as pétalas queimadas. Pude comprovar. É mesmo fácil, e até gostoso, limpar o vaso retirando as begônias caducas e, ainda assim, muy hermosas, diga-se. Neste estado, elas se deixam levar. O ato de colhê-las é mágico, e gostaria de ter podido mostrá-lo a você com a mesma singeleza que me mostrou a moça do supermercado. Mas já não sei em que semana voltarei a estar no mesmo ambiente que eu e você dividimos agora também com as begônias.

É muito fácil adquirir begônias e entregar a outrem para cuidar. Eu as comprei para enfeitar a casa onde não moro. Enfiei o dedo na terra para descobrir a umidade simples que sentiu a moça do supermercado. Não é fácil cuidar de plantas para quem não tem o dom. Ou para quem não tem prática, como eu, por se dizer sem tempo. Não sei se não tenho o dom, porque não pratico. Mas o que me fez desejar cuidar e ter begônias sempre viçosas foi o dom da moça do supermercado que me disse sorrindo: uma cliente comprou um vasinho de violetas e o manteve florido por um ano!

Conheço vasinhos de violetas. São aqueles que secam rapidinho. Lá nesta casa mesmo, temos um seco. Substituído há quinze dias pelas begônias. Quisera eu, daqui a um ano, ter as begônias floridas no apartamento, sem sequer morar lá. Begônias são flores muito fáceis de cuidar. Basta um dedinho raso de água por semana para que fiquem felizes.

Atendentes de supermercados que cuidam de plantas também são muito fáceis de lidar… Bastam quinze reais e cinco minutos… Bastam cinco reais e quinze minutos… Basta um sorriso… Basta uma flor…

Sobre Marcia Savino

Oi, seja bem vindo/a e passeie por esta literatura de rápida leitura! Indique para os amigos e... volte sempre!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

