Tristes Trending Topics

Qual buquê de palavras montar para uma crônica de estreia no Brasil Post? O momento é solene. Mas melhor é esquecer um pouco disso e tratar de alinhavar o texto, dando uma olhada pra fora da janela, captando o verde de uma única árvore entre os espigões e mandar ver. Escrever é escrever, já disseram pessoas muito mais competentes do que eu para o ofício.

Teimo em ser cronista, desde o tempo em que se disputava espaço para tal. Hoje, abre-se um blog e pronto; tenho o meu. Mas vou pendurar meus pensamentos aqui no verde e branco destas mal chamadas páginas e basta isso para uma orquestra inteira de emoções disputarem a porta de saída para o texto. Devagar, senhoras, digo eu: por aqui, por ali, mais pra lá, você agora não, depois.

Emoções? Alguém falou em emoções? Pensamentos e opiniões, foi o que eu quis dizer. Há um frenesi contemporâneo de todo mundo ter – e dar – opinião sobre tudo. É o must have do pensamento. Cai um papel de bala no chão e a opinião pública se divide ardorosamente. As palavras – que não custam um único centavo para serem emitidas – zunem por todo canto. Sim, como balas perdidas. Em sua gigantesca maioria são palavras que não passam de um manto mole e esmorecido da fala de gente que se acha rei. Ok. Mas eu tô fora.

Tentei, tentei, tentei – para estrear aqui – me engajar na reflexão sobre um dos trending topics da semana, do mês, do início do ano (a propósito, o carnaval acabou de acabar e reza a lenda que…). Mas não é a minha. De todo tema que está na crista da onda, fujo como o diabo da cruz. Pode me chamar de alienada, mas já fiz minha reflexão sob este ponto de vista, ponderei e não cheguei a essa conclusão. Abro o jornal todos os dias e as notícias me chegam mesmo sem que eu queira.

Apenas faço questão de não saber de muita coisa que se passa. Tento resguardar minha curiosidade e prefiro defender minimamente o prazer de descobrir onde está a agulha no atual palheiro de informações em que transformamos nossas vidas. A última notícia avassaladora do pedaço, fora o avião que está sumido no Pacífico, foi a garota que se lançou no Atlântico, mais exatamente na lodosa baía de Guanabara depois de cair da Ponte. O feito está em todos os veículos, mas a jovem sobrevivente de 22 anos nada tem a dizer. A titular do Fantástico fez uma entrevista com ela que reverbera hoje pelos outros programas da emissora. Tendo caído do vão central e passado de raspão pela morte, não lhe foi possível mais do que uma fala rasa, tipo… nenhuma uma reflexão. Coisa da nossa Educação, talvez.

Mas na atenção forçada aos Trending Topics, tive uma boa notícia esses dias: deve haver esperança no mundo. Deve haver esperança no mundo quando o livro de ficção mais vendido há semanas abre espaço para valorizar a consciência. Quando jovens leitores do mundo inteiro estão cativados pela história de amor – tipo de amor desprestigiado pela publicidade ao menos até agora, embora o filme venha aí – de dois adolescentes com câncer em estado terminal. Há esperança quando a reflexão sobre a doença, a morte e a existência motiva o vínculo fértil entre o jovem leitor e a palavra. Valeu, John Green, “A Culpa é das Estrelas”. Pronto, está aí o gancho. Pode-se agora encontrar esta breve crônica melhor posicionada nos sites de busca. Até a próxima!

P.S. E você, já pegou a sua dose diária de engarrafamento? Eu, sim.

Publicado em http://www.brasilpost.com.br/marcia-savino/tristes-trending-topics_b_4980481.html

Sobre Marcia Savino

Oi, seja bem vindo/a e passeie por esta literatura de rápida leitura! Indique para os amigos e... volte sempre!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tristes Trending Topics

  1. Sylene Savino Rocha disse:

    Adorei sua crônica, Marcia. Muito bem escrita . Linguagem fluente e agradável. Parabéns! Sylene.

Deixe um comentário

